quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Vista-se para o que você quer ser, e não para o que você é.






"Você estará e está onde sua mente estiver..."

Recentemente li um livro que tinha esta frase acima, e que me fez parar a leitura por alguns vários minutos pensando exatamente nisto: "Estou onde minha mente estiver... Perigoso isto".

Se eu fosse psicóloga, diria que aí está o princípio e a solução para Depressão.

Simples? Claro que não. 

O pior inimigo que temos somos nós mesmos; nossos medos, conceitos, pré-conceitos e a falta de coragem de ir além do que se acredita poder ir.

Sou o que penso que sou, estou onde acredito que estou e nada e nem ninguém poderá ou mudará esta percepção além de mim mesma. Neste sentido sou minha salvadora ou vilã... de mim mesma.

No início da minha vida profissional (nem tão no início assim, pois já trabalhei com outros produtos, que de certa forma agregaram experiência e valor à minha atividade hoje), certa vez em uma grande empresa, ouvi de uma gerente que até aquele momento eu não a conhecia, e como todo ser humano, tinha alguns pré-conceitos em relação a ela.

A mesma me disse em uma reunião: "Vista-se para o que você quer ser e não para o que você é". 

Naquele momento, eu não entendi o que ela estava querendo dizer. Até porque eu trabalhava com traje social e levei a observação para minha vestimenta externa, e é claro, não foi o que ela quis dizer.

Pensei muito sobre o que ela disse, de verdade, e só fui entender anos depois, infelizmente.

Vestir-me para o que eu quero ser e não para o que sou, vai além da roupa que uso (que também é importante, ok? Mas vai muito além disto).

O que penso que sou é de verdade o que sou.

No que acredito?
Até onde acho ou quero chegar? 
Quais caminhos vou percorrer?
Enfim...

O poder da conquista e da realização está sim na mente; no acreditar, no desejar, e em se portar para algo que ainda não chegou. Observem eu disse "ainda", porque se de fato queremos algo e trabalharmos para aquilo, conseguiremos.

Quando sou colaboradora de uma empresa e quero ocupar um cargo de liderança, preciso me vestir para isto. Ou seja; me portar como se já fosse o líder, pensar diferente dos demais e me ocupar de coisas que façam a diferença para o cargo que desejo. Já ser antes de ser e me preparar para ser - porque vai acontecer.

Tenho um pouco de receio com frases prontas e finais, que nos acomodam e nos fazem deixar para depois ou para nunca, o que deveríamos ter realizado hoje.
Frases como "O tempo é o melhor remédio" ou "Se for teu o tempo trará" ou ainda "Calma que se estiver no seu destino, acontecerá".

Qual destino?

Então entrego as minhas necessidades, vontades e anseios para o "Sr. destino" e espero que ele faça a sua parte. Fico aqui sentada, às vezes reclamando, mas confiando (sem nada fazer além de confiar) que o tal destino me trará o que quero e nem preciso me movimentar , porque o destino sabe onde estou.

Onde minha mente me colocou neste momento?

Acreditam mesmo no destino desta forma?

Eu acredito no meu destino a partir das minhas ações e buscas, e ai, será ação e reação; não a espera do milagre que o destino fará em minha vida.

Acreditam mesmo que se eu me colocar em uma posição de espera, inércia e sem motivação, a minha vida será resolvida porque acredito que não há nada melhor que o tempo?

Eu não... me desculpem!

Minha mente precisa estar alinhada com a minha vontade e com o meu interesse. Não posso simplesmente entregar as responsabilidades que me cabem, ao "Sr. Destino" e culpá-lo daqui algum tempo por que não fui promovida, por que não me formei e etcetera.

Conheço algumas pessoas que externamente me parecem muito bem, com tudo que conquistaram (carreira, vida pessoal...) e até me parecerem felizes. Mas basta alguns minutos de conversa para deixarem vir à tona em que lugar elas estão, onde suas mentes as colocaram, e às vezes com frases simples, mas que são profundas.

Sou o que penso ser, estou onde me coloco e se não estou satisfeita com o que tenho, me movimento para onde eu me sinta melhor e realizada. O que não posso é me deixar, abrir mão, e me contentar com aquilo que não me satisfaz.

Já pensou em fazer uma outra faculdade ou estudar uma nova língua (mandarim, por exemplo) quando se aposentar?

Ah, e pra quê eu usaria uma nova competência depois de me aposentar?

Talvez não use, mas se isto te fizer bem, te colocar bem, faça e não importa quantos anos terá.
 

Até porque a idade está na mente, e você é o que pensa ser!

Abraços,
Sandra Milate
Revisão de Texto: Volfrâmio Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porque tudo tem um fim...

“O vento que venta aqui, é o mesmo que venta lá.” Baden Powell / Paulo Cesar Pinheiro   Algum tempo venho pensando em escrever para es...