quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Coragem para Mudar...





Tenho 49 anos, e a pouco mais de 3 experimentei o melão. Não por vontade própria, mas porque a fruta fazia parte de um tratamento físico. 

Por toda a minha vida, até então aos meus 46 anos, eu não havia provado o melão por algumas razões, (por ser sem graça, não ter cor, não me chamar a atenção...) mas ouvia todos ao meu redor, dizerem que eu não sabia o que estava perdendo. 

É, eu não sabia mesmo...

Quando finalmente eu precisei comê-lo, tive que reconhecer que por 46 anos eu estive equivocada com relação àquele assunto (o melão), e me veio o questionamento: Com quantas outras coisas eu ainda estou equivocada? 

Este questionamento me causou medo - sim, medo. Eu teria que reconhecer várias outras situações em minha vida, e incluo neles alguns conceitos, que até então eu julgava estarem corretos. 

Mas estavam corretos? 

Ou será que eu apenas tinha medo de reconhecer que não estavam?

Li algum tempo atrás e nem tanto tempo assim, que "quem vive de orgulho, morre de saudades". Percebem o quão profundo isto é em nossas vidas?

Orgulho de assumir o erro e se manter nele por tempo indeterminado ou até "terminado". 

Medo de dizer: "ok, eu pensava assim, hoje não mais".

A dificuldade de recomeçar em um novo caminho, se prende principalmente à necessidade que a isto se antecipa: Reconhecer que havia um engano na posição anterior. Eu estava e estive errando.

Mudar, de fato não é fácil. Experimente fazer um novo trajeto, por exemplo, para chegar até sua casa. É horrível. 

As dificuldades (desconhecidas, é claro), nos parecem ser mil vezes piores do que as anteriores (do conhecido).

Enquanto isso, a vida passa....

É lamentável, pois isto nos tira o valor maior da possibilidade de evolução humana, papel que ao que parece ser o fundamental da nossa espécie.

Errar, acertar, errar novamente e assim por diante...

Podemos deixar vícios, alterar caminhos, aprender a ser melhor todos os dias, e se não der certo neste dia, temos ou teremos o outro sempre (ou por um bom tempo), mas uma coisa é certa: Somos obrigados a evoluir. 

A evolução nunca foi uma opção, mas sim, uma obrigação.

Porém, a decisão para esta evolução e despertamento é somente nossa. Ninguém poderá fazer por você ou por mim, aquilo que não desejamos. Por esta razão, é que muitos tratamentos longos de mudança de comportamento não funcionam; porque o alvo e centro das mudanças, precisa querer, caso contrário, nada acontecerá. Será sua a opção.

A felicidade é fruto de nossa decisão de sermos felizes - e não estou aqui propondo aquelas frases matinais prontas do tipo "meu dia será maravilhoso porque eu quero", 
"prefiro sorrir" ou "ainda hoje serei feliz"... 

Não é isto. 

A mudança pelo novo; pela alegria de se recomeçar, levando em conta tombos e pesares, é o que fará sempre a diferença.

Já ouviram a frase: "Viver o luto"? 

Se sim, sabem do que estou falando, e sabem que não adianta usar estas manobras para enganar o cérebro. Ele precisa ser convencido a vivenciar a mudança, caso contrário, o luto nunca passará.

Mudar não significa desconhecer ou esquecer os valores do passado, mas sim, evoluí-los.
A própria trajetória da vida é um processo de mudanças, e não se trata de reinventar a roda, mas sim, de melhorá-la.

Pense nisto. 

Se permita e se prepare, porque deixar o velho e se permitir ao novo, não é, e nunca será fácil. Porém, é possível e muito prazeroso.

Abraços!
Sandra Bhering Milate
Revisão de Texto: Volfrâmio Almeida

Um comentário:

  1. Eu adorei o texto.. tem a ver com meu momento atual e me senti na mesma situação. Quantas vezes julgamos algo que nem ao menos conhecemos.. por achar visualmente que não é bom?? Use os 5 sentidos e experimente tudo sempre... Com consciência e moderação né rsrsrs Bjs e Parabéns

    ResponderExcluir

Porque tudo tem um fim...

“O vento que venta aqui, é o mesmo que venta lá.” Baden Powell / Paulo Cesar Pinheiro   Algum tempo venho pensando em escrever para es...