"Supervisão",
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: Ter a super visão, ver tudo,
enxergar tudo, não deixar escapar nada.
Na minha
opinião, um dos papeis mais difíceis dentro de uma empresa, pois dele se espera muito.
O supervisor
é responsável por manter a equipe alinhada com as regras, normas e objetivos da
empresa, trazer resultados e mediar conflitos de todos os tipos.
Sai de uma
reunião de alinhamento e definições de metas que ele muitas vezes não acredita
que conseguirá, mas precisa convencer a sua equipe que é mais do que possível
obter os resultados e bater as metas sem grandes dificuldades.
Como sofre
esta pessoa!
Trazer
resultados, motivar a equipe, manter sua liderança, mediar conflitos...Ufa!
O que vemos
hoje em dia no mercado, são operadores mais do que experientes, porém, sem
vontade alguma de ser supervisor.
Isso se dá,
por entenderem ou acharem que este papel exige muito da pessoa, sem falar dos
resultados quem nem sempre são reconhecidos.
Recentemente,
soube da demissão de uma líder (no caso, coordenadora de equipe) que sempre
obteve os melhores resultados, sempre trouxe sua equipe alinhada; coesa.
O tipo de
pessoa que nasceu líder, que não apenas pede mas executa para dar o exemplo,
que motiva, que se preocupa, que se importa com além dos resultados obtidos.
Líder de
"portas abertas", sempre pronta para ouvir e participar. Preocupada
com o andar de todos os processos e seus executores, sempre pronta para um
desafio - e haja desafios na vida de um líder.
Apesar de
todas as qualidades que ela tem, porque não as perdeu, foi desligada.
Uns dizem que
por "picuinha", outros porque não conseguiu atingir os resultados, na
verdade não importa o motivo, mas importa o fato.
Claro que ela
será líder em qualquer lugar que for atuar daqui para frente, isto pertence a
ela, mas encontrará ao longo do seu caminho as mesmas necessidades e urgências
e os mesmos problemas atrelados a novos produtos e pessoas.
Será sempre
assim a vida de um líder.
Mas será
mesmo?
Será que um
líder tem apenas estes objetivos (e não estou dizendo que são poucos)?
Acredito que
não.
Acredito que
o líder sempre encontrará com sua "super visão", uma forma de
melhorar o ambiente de trabalho para obter seus resultados.
Acredito
também que a função principal do líder é poder desenvolver pessoas para que
elas por sua vez também desenvolvam outras, até que se crie um ciclo vicioso e
virtuoso de pessoas trabalhando para se ajudarem, logo, ajudando a empresa que
representam.
Trabalhei com
excelentes líderes e já falei disto em uma outra ocasião, mas não me canso de
repetir o quão importante é o papel da supervisão.
Os exemplos
dados pelo supervisor, serão copiados e seguidos por sua equipe, os bons e
ruins.
Supervisor é
um espelho, e sua equipe agirá como ele. Se ele só reclama, a equipe também só
reclamará.
Se você
supervisor, fala mal de um membro da sua equipe para outro membro, por certo
falará de todos para todos, cada um a seu tempo.
Se você
supervisor, reclama em segredo sobre a empresa para qual trabalha, os seus
liderados também irão reclamar e com o seu aval.
Perdeu a
confiança, o respeito e sua ética.
Como sua
equipe poderá respeitar e seguir um líder que não se respeita?
Supervisor é
o espelho (eu já disse isso?).
Neste
contexto, encontro outro papel importante do supervisor que vai além de
preencher relatórios e planilhas (não que isto não faça parte e seja
importante), e que pode ser executado a qualquer momento: O "feedback".
Poderosa arma
de atuação, todos esperam por pareceres sobre sua performance.
Esperam
direcionamento, auxílio e não apenas cobrança.
O
"feedback" pode construir pessoas e deve ser usado para isto.
O supervisor
por sua vez, deve também cobrar de sua equipe um "feedback" sobre a
sua atuação, como por exemplo, o que pode ser melhorado e quais as ideias que o
grupo tem para melhorar processos e atuações.
Esta troca
une a equipe ao líder.Cria vínculos e cumplicidade que geram melhores
resultados.
O supervisor
que acredita que ao sair com a equipe os tornará mais próximos, está dando um
tiro no pé.
Isto não os
aproxima, e muito pelo contrário, cria uma barreira que às vezes não pode mais
ser transposta. Barreira construída com desconfiança, de favorecimento e de preferências.
Supervisores,
cuidem de suas equipes como profissionais que todos são.
Use de sua
empatia para entender sem a necessidade de se perguntar, o que eles precisam, e
mais do que isto; o que eles esperam de você e da empresa para a qual estão
trabalhando.
Prometa
apenas aquilo que poderá cumprir.
Não dê preferências, não faça diferenças, e acima de tudo: Desenvolva as pessoas que
estão sob sua liderança e cuidados.
Nada fácil,
mas totalmente possível!
Abraços,
Sandra
Bhering Milate
Revisão de
Texto: Volfrâmio Almeida
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