segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Supervisão: Visão superior à normal



"Supervisão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: Ter a super visão, ver tudo, enxergar tudo, não deixar escapar nada.

Na minha opinião, um dos papeis mais difíceis dentro de uma empresa, pois  dele se espera muito.

O supervisor é responsável por manter a equipe alinhada com as regras, normas e objetivos da empresa, trazer resultados e mediar conflitos de todos os tipos.

Sai de uma reunião de alinhamento e definições de metas que ele muitas vezes não acredita que conseguirá, mas precisa convencer a sua equipe que é mais do que possível obter os resultados e bater as metas sem grandes dificuldades.

Como sofre esta pessoa!

Trazer resultados, motivar a equipe, manter sua liderança, mediar conflitos...Ufa!

O que vemos hoje em dia no mercado, são operadores mais do que experientes, porém, sem vontade alguma de ser supervisor.

Isso se dá, por entenderem ou acharem que este papel exige muito da pessoa, sem falar dos resultados quem nem sempre são reconhecidos.

Recentemente, soube da demissão de uma líder (no caso, coordenadora de equipe) que sempre obteve os melhores resultados, sempre trouxe sua equipe alinhada; coesa.

O tipo de pessoa que nasceu líder, que não apenas pede mas executa para dar o exemplo, que motiva, que se preocupa, que se importa com além dos resultados obtidos.

Líder de "portas abertas", sempre pronta para ouvir e participar. Preocupada com o andar de todos os processos e seus executores, sempre pronta para um desafio - e haja desafios na vida de um líder.

Apesar de todas as qualidades que ela tem, porque não as perdeu, foi desligada.

Uns dizem que por "picuinha", outros porque não conseguiu atingir os resultados, na verdade não importa o motivo, mas importa o fato.

Claro que ela será líder em qualquer lugar que for atuar daqui para frente, isto pertence a ela, mas encontrará ao longo do seu caminho as mesmas necessidades e urgências e os mesmos problemas atrelados a novos produtos e pessoas.

Será sempre assim a vida de um líder.

Mas será mesmo?

Será que um líder tem apenas estes objetivos (e não estou dizendo que são poucos)?

Acredito que não. 

Acredito que o líder sempre encontrará com sua "super visão", uma forma de melhorar o ambiente de trabalho para obter seus resultados.

Acredito também que a função principal do líder é poder desenvolver pessoas para que elas por sua vez também desenvolvam outras, até que se crie um ciclo vicioso e virtuoso de pessoas trabalhando para se ajudarem, logo, ajudando a empresa que representam.

Trabalhei com excelentes líderes e já falei disto em uma outra ocasião, mas não me canso de repetir o quão importante é o papel da supervisão.

Os exemplos dados pelo supervisor, serão copiados e seguidos por sua equipe, os bons e ruins. 

Supervisor é um espelho, e sua equipe agirá como ele. Se ele só reclama, a equipe também só reclamará.

Se você supervisor, fala mal de um membro da sua equipe para outro membro, por certo falará de todos para todos, cada um a seu tempo.

Se você supervisor, reclama em segredo sobre a empresa para qual trabalha, os seus liderados também irão reclamar e com o seu aval.

Perdeu a confiança, o respeito e sua ética.

Como sua equipe poderá respeitar e seguir um líder que não se respeita?

Supervisor é o espelho (eu já disse isso?).

Neste contexto, encontro outro papel importante do supervisor que vai além de preencher relatórios e planilhas (não que isto não faça parte e seja importante), e que pode ser executado a qualquer momento: O "feedback".

Poderosa arma de atuação, todos esperam por pareceres sobre sua performance. 

Esperam direcionamento, auxílio e não apenas cobrança.

O "feedback" pode construir pessoas e deve ser usado para isto.

O supervisor por sua vez, deve também cobrar de sua equipe um "feedback" sobre a sua atuação, como por exemplo, o que pode ser melhorado e quais as ideias que o grupo tem para melhorar processos e atuações.

Esta troca une a equipe ao líder.Cria vínculos e cumplicidade que geram melhores resultados.

O supervisor que acredita que ao sair com a equipe os tornará mais próximos, está dando um tiro no pé.

Isto não os aproxima, e muito pelo contrário, cria uma barreira que às vezes não pode mais ser transposta. Barreira construída com desconfiança, de favorecimento e de preferências.

Supervisores, cuidem de suas equipes como profissionais que todos são.

Use de sua empatia para entender sem a necessidade de se perguntar, o que eles precisam, e mais do que isto; o que eles esperam de você e da empresa para a qual estão trabalhando.

Prometa apenas aquilo que poderá cumprir. 

Não dê preferências, não faça diferenças, e acima de tudo: Desenvolva as pessoas que estão sob sua liderança e cuidados.

Nada fácil, mas totalmente possível!

Abraços,

Sandra Bhering Milate
Revisão de Texto: Volfrâmio Almeida

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