Empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma
outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar
compreender sentimentos
e emoções, experimentando
de forma objetiva e racional, apesar de ser uma ação afetiva, o que o outro sente.
Empatia não é simpatia...
A empatia é diferente da simpatia, a simpatia é uma resposta intelectual, enquanto a empatia é uma fusão emotiva. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa, a empatia é uma vontade de compreender e conhecer a outra pessoa.
E é exatamente aí, nesta condição de querer conhecer e compreender o outro, que me coloco no mesmo lugar em que ele está, me vejo e me sinto no outro.
Como não sentir o frio de quem está com frio, o medo de quem está com medo, a fome de quem está com fome, a infelicidade de quem está infeliz, ou a alegria de quem está alegre?
E se esta fusão é emocional, o que vier deste momento em diante não poderá ser ruim, de forma alguma. Pois o normal é que se busque entender e atender as necessidades percebidas nesta “ fusão”.
Faça para o outro o que gostaria que fosse feito para você...
Trate-o como gostaria de ser tratado...
Em treinamentos ministrados para operadores e gestores de atendimento (Call Center), falamos muito sobre isto, ter empatia, se colocar no lugar do cliente, ou seja, do que será atendido.
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo amor e interesse pelo próximo, que gera a capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar em seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo seus princípios morais, as suas “certezas”.
A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro tomam decisões.
Fundamental para os Lideres (não só para eles ok?)
Mas a empatia na verdade deve ser desenvolvida e usada a todo momento, dentro e fora de relações de trabalho, deve ser praticada em toda e qualquer relação.
Ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções.
É muito mais fácil quando você entende o outro em qualquer situação. Entender é as vezes sofrer com e pelo outro.
E com a empatia surgem dois outros sentimentos de visão do ser humano, o respeito mútuo e a solidariedade.
O princípio do respeito mútuo é normalmente construído no
ambiente familiar e deveria ser também no escolar, que possuem a obrigação de
educar os jovens a agirem e se comportarem de maneira civilizada e solidária.
Além de suas regras de boa convivência, o respeito pode ser
entendido como uma "barreira", um limite das ações de um indivíduo
para com o outro. “O meu direito acaba no momento em que o seu começa”
Não estamos falando da mesma coisa, ou estas não estão
interligadas?
E a solidariedade?
Só pode ser solidário quem é antes empático e respeita os
direitos do outro, de outra forma não haveria a solidariedade.
Solidariedade é um sentimento humano capaz de identificar os
sentimentos dos outros; um ato de empatia e a tentativa de auxílio do outro que
se encontra em uma situação negativa ou ruim.
Como eu poderia ajudar o outro sem antes me colocar no lugar
dele?
E como ajuda-lo sem respeitar seus limites gerados pela
educação ou crença?
Estes sentimentos que são inerentes ao ser humano, estão
todos juntos em uma mesma ação, mas como eu gosto de dizer no mesmo balaio.
Resumindo tudo isto, se colocar no lugar do outro é fazer e
desejar apenas o que você faria e desejaria para você e as vezes além disto.
E que prazer é ter pessoas assim em nossas vidas,
profissionais e pessoais, e aqui não consigo fazer uma distinção de qual o
local de maior valia.
Apenas tê-los em nossas Vidas!
Pratique a Empatia.. se olhe e se veja no outro !
Sandra Bhering Milate
Nenhum comentário:
Postar um comentário