terça-feira, 18 de agosto de 2015

Treinamento é a solução?

Porque o treinamento, às vezes, não tem o resultado que esperamos? O treinamento foi ruim? O tema não foi aderente? O que deu errado?

O erro mais comum das empresas que investem em treinamento, é achar que o treinamento resolverá todos os problemas que aquele grupo tem ou demonstra, que suas metas serão batidas, que seus problemas comportamentais serão resolvidos. O treinamento tem algumas bases/pilares que devem ser respeitados, público, tema e gestão. Se não houver aderência, se não alinharmos expectativas, se não colocarmos todos na mesma página, não teremos o resultado esperado, nem de longe.
Treinar basicamente é qualificar/ensinar uma pessoa para a atividade a ser exercida, porem se não houver uma gestão adequada pós treinamento, de nada terá valido o tempo investido.
Alguns grupos hoje entendem o treinamento como um momento de pausa do trabalho, de diversão, de ganhar para não fazerem nada, nem todos ok?, mas uma boa parte sim, não existe comprometimento por parte do grupo e na maioria das vezes, não haverá uma gestão que cobre pelo tempo investido em aprendizagem.
O que vejo por ai, nas empresas onde ministro treinamentos longos, ou apenas uma palestra comportamental, é que os gestores esperam que o grupo treinado, vá para as suas atividades com 100% de produtividade, esquecem por completo que existem duas curvas a serem respeitadas: a do aprendizado e a do amadurecimento que diferem entre si, apesar de ambas estarem interligadas.
A curva do aprendizado, é o tempo que uma pessoa levará para aprender de fato, o que sua nova função lhe exige, como regras, ferramentas (software), produtos, etc. Esta curva é responsabilidade do treinamento e gestor, nesta mesma ordem.
Tempo estimado: 3 meses
A curva do amadurecimento, é o tempo que a mesma pessoa, após ter aprendido as “ regras” da empresa, levara para interagir de forma mais que positiva, com a empresa e com seus resultados. Esta curva é responsabilidade apenas do gestor.
Tempo estimado: varia de acordo com a gestão e comprometimento da pessoa em questão, mas que não deve passar de 5 meses, já contando com os 3 meses da curva de aprendizagem.
Não adianta esperar por um amadurecimento pós treinamento, no geral o grupo sai destes treinamentos cheios de dúvidas de aplicabilidade e não conceitual, e aplicabilidade só se desenvolve no dia a dia, na pratica, no uso, é que o papel da gestão.
Existem grupos que literalmente “surtam” quando entram de fato nas atividades para que foram contratados, e na pressão dos gestores (que acabam responsabilizando o treinamento), se acomodam e em achar um culpado para o seu “não resultado positivo”, e encontram: o TREINAMENTO, porque sempre foi muito mais fácil culpar o treinamento do que a falta de gestão.
Só quero propor aqui, a necessidade de um trabalho em conjunto, treinamento e gestor, se não fizermos a nossa lição de casa, o treinamento ainda será visto por algumas empresas como dinheiro jogado fora, e os gestores se acomodando com esta situação e pedindo a “troca” de seus colaboradores. Sempre é mais fácil culpar do que analisar seus próprios erros e pontos de melhoria, que todos nós temos para melhorar.
Reconhecer que as vezes, gestores entram no automático e delegam para outros departamentos responsabilidades que são suas, já é um grande avanço.

Gestão é treinamento, treinamento é gestão.

Abraços,
Sandra Milate

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