quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Feedback - A construção





Reação a um estímulo; efeito retroativo.

Porque é tão difícil dar ou receber feedback?

Para ser efetivo, este momento precisa ser visto não como uma crítica, e sim como ajuda; ajuda para a construção do profissional ou pessoal. Não deve ser um momento de apontar defeitos, e sim apontar pontos de melhoria, de se fazer acordos, de mostrar o caminho e não somente dizer que aquele caminho que se está seguindo não é o melhor.
Dar feedback não é fácil, e receber muito menos, mas é preciso porque às vezes - e na maioria delas, não sabemos que estamos agindo errado, e nem temos a certeza do que a empresa espera de nós. Se não tivermos aquele papo aberto, que não precisa ser assustador (apesar do frio na barriga que dá), nunca saberemos se estamos atingindo as expectativas do outro e as próprias.

Apesar de ser difícil - e alguns acreditam ser MUITO difícil, o feedback é uma das coisas mais importantes que um líder deve fazer. Mude a abordagem, o conceito e a forma como você líder, entende o feedback. Veja como algo construtivo e não negativo e pense na evolução do seu colaborador, no quanto ele espera e deseja por esta devolutiva e ajuda.
Para ser efetivo, precisa antes ser bem intencionado. Afinal, quem daria um feedback pensando na importância e efeito dele, para alguém que não tem a menor importância para o grupo ou para nós? Na verdade, dar feedback é algo que só fazemos quando nos preocupamos com o outro. Caso contrário, deixaríamos de lado com a idéia de que "não adianta mesmo falar" ou "não fará nenhuma diferença".
 Para que dizer então?

Além disso, não acumule todos os assuntos para dar o feedback. Escolha um assunto e fale sobre ele; não aproveite o momento para falar de tudo que aconteceu naquela semana ou naquele mês. Um assunto por vez, e se for possível, fale no momento em que aconteceu o fato. Se houver na sua equipe uma reunião semanal e o assunto do feedback for geral, então diga para todos ao mesmo tempo. Se houver algum assunto que diga respeito apenas uma pessoa, reserve um momento para ela. Apontar um colaborador em meio à equipe não é de bom tom.

Se houver a necessidade por urgência de usar um minuto da equipe no horário de trabalho para falar sobre um assunto pontual, inicie dizendo que nem todos ali se enquadram mas que se faz necessário dizer para todos naquele momento.
A regra é bem simples: dê o contexto, exemplifique o comportamento observado, e explique o impacto que este comportamento teve em você, no grupo ou na empresa, rápido. Nada de levar dias para falar ou ficar tentando mascarar o que se deseja dizer. Elogie antes as boas práticas e as exalte, e antes de finalizar dê uma sugestão da mudança que gostaria de ver. Por exemplo: "Você chegou atrasado três vezes nesta semana. Você poderia chegar no horário a partir de amanhã, por favor? Qual a sua dificuldade com o horário? Podemos alterá-lo (se for o caso)".
Simples, não?

Nossos mecanismos de defesa sempre se ativam quando recebemos um feedback, por isto líder, tenha empatia ao dar o seu feedback. Coloque-se no lugar do outro e entenda o quão difícil é para todos nós estes momentos. Estamos sendo expostos e isto não nos agrada - não esqueça das sensações que teve ao receber o seu. 

Se você estiver recebendo um feedback, escute e entenda o outro; onde ele quer chegar com isto e não se esqueça que se este tempo está sendo investido em você, é porque você tem muita importância para o outro e para o grupo. Não discuta; entenda, reflita e depois se for o caso, retome com o seu líder sobre o assunto, mas naquele momento apenas absorva. 

Certa vez ouvi em um treinamento que o feedback é um ato de amor... Talvez, mas que existe muita dedicação e preocupação neste ato, isto não podemos negar.
Use, mas não abuse desta ferramenta de construção da melhor forma possível.

Boa Sorte!
Sandra Milate
Revisão de texto: Volfrâmio Almeida



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