Reação a um
estímulo; efeito retroativo.
Porque é tão
difícil dar ou receber feedback?
Para ser
efetivo, este momento precisa ser visto não como uma crítica, e sim como ajuda;
ajuda para a construção do profissional ou pessoal. Não deve ser um momento de
apontar defeitos, e sim apontar pontos de melhoria, de se fazer acordos, de
mostrar o caminho e não somente dizer que aquele caminho que se está seguindo
não é o melhor.
Dar feedback
não é fácil, e receber muito menos, mas é preciso porque às vezes - e na
maioria delas, não sabemos que estamos agindo errado, e nem temos a certeza do
que a empresa espera de nós. Se não tivermos aquele papo aberto, que não
precisa ser assustador (apesar do frio na barriga que dá), nunca saberemos se
estamos atingindo as expectativas do outro e as próprias.
Apesar de ser
difícil - e alguns acreditam ser MUITO difícil, o feedback é uma das
coisas mais importantes que um líder deve fazer. Mude a abordagem, o conceito e
a forma como você líder, entende o feedback. Veja como algo construtivo
e não negativo e pense na evolução do seu colaborador, no quanto ele espera e
deseja por esta devolutiva e ajuda.
Para ser
efetivo, precisa antes ser bem intencionado. Afinal, quem daria um feedback
pensando na importância e efeito dele, para alguém que não tem a menor
importância para o grupo ou para nós? Na verdade, dar feedback é algo
que só fazemos quando nos preocupamos com o outro. Caso contrário, deixaríamos
de lado com a idéia de que "não adianta mesmo falar" ou "não
fará nenhuma diferença".
Para que dizer então?
Além disso,
não acumule todos os assuntos para dar o feedback. Escolha um assunto e
fale sobre ele; não aproveite o momento para falar de tudo que aconteceu
naquela semana ou naquele mês. Um assunto por vez, e se for possível, fale no
momento em que aconteceu o fato. Se houver na sua equipe uma reunião semanal e
o assunto do feedback for geral, então diga para todos ao mesmo tempo.
Se houver algum assunto que diga respeito apenas uma pessoa, reserve um momento
para ela. Apontar um colaborador em meio à equipe não é de bom tom.
Se houver a
necessidade por urgência de usar um minuto da equipe no horário de trabalho
para falar sobre um assunto pontual, inicie dizendo que nem todos ali se
enquadram mas que se faz necessário dizer para todos naquele momento.
A regra é bem
simples: dê o contexto, exemplifique o comportamento observado, e explique o
impacto que este comportamento teve em você, no grupo ou na empresa, rápido.
Nada de levar dias para falar ou ficar tentando mascarar o que se deseja dizer.
Elogie antes as boas práticas e as exalte, e antes de finalizar dê uma sugestão
da mudança que gostaria de ver. Por exemplo: "Você chegou atrasado três
vezes nesta semana. Você poderia chegar no horário a partir de amanhã, por
favor? Qual a sua dificuldade com o horário? Podemos alterá-lo (se for o
caso)".
Simples, não?
Nossos
mecanismos de defesa sempre se ativam quando recebemos um feedback, por
isto líder, tenha empatia ao dar o seu feedback. Coloque-se no lugar do outro e
entenda o quão difícil é para todos nós estes momentos. Estamos sendo expostos
e isto não nos agrada - não esqueça das sensações que teve ao receber o seu.
Se você
estiver recebendo um feedback, escute e entenda o outro; onde ele quer
chegar com isto e não se esqueça que se este tempo está sendo investido em
você, é porque você tem muita importância para o outro e para o grupo. Não
discuta; entenda, reflita e depois se for o caso, retome com o seu líder sobre
o assunto, mas naquele momento apenas absorva.
Certa vez
ouvi em um treinamento que o feedback é um ato de amor... Talvez, mas
que existe muita dedicação e preocupação neste ato, isto não podemos negar.
Use, mas não
abuse desta ferramenta de construção da melhor forma possível.
Boa Sorte!
Sandra Milate
Revisão de
texto: Volfrâmio Almeida
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