quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Como participar de um processo seletivo


Como participar de processos seletivos

Nenhum processo seletivo é perfeito, por isto existem tantas empresas fazendo o seu melhor.
Também não existe nenhuma fórmula mágica para ser contratado ou se dar bem em processos seletivos.
“Especialista em psicologia e responsável pelos processos seletivos da Fundação Estudar, Thaylan Toth gosta de dizer que a melhor dica para quem vai aplicar para uma seleção é: não acreditar em dicas. “Existem muitos mitos que são replicados por aí, sem contar que nenhuma dica vale para todas as empresas”, diz. “Não existe uma fórmula mágica que o candidato deva seguir, ainda mais se ele busca um emprego que tenha a ver com seus valores e propósito.”


Mas então como fazer para participar de processos seletivos e sair empregado?

Apesar da Psicóloga Thaylan Toth achar que não existem dicas para uma entrevista de trabalho, existe sim.


Vamos a elas
Sua aparência.
Cuidado com ela, ela pode acabar com uma entrevista em minutos, coisas que devem ser evitadas.
·         Roupas extravagantes, decotes, cores fortes, saias curtas, nunca vá a uma entrevista de trabalho de mini saia ou shorts, por mais que esteja na moda entre os famosos. Não faça isto
·         Cuidado com os assessórios, eles dizem muito sobre você, brincos grandes, anéis desproporcionais, colares espalhafatosos, isto tudo depõem contra você.
·         Maquiagem, lembre-se que você está indo para uma entrevista de emprego, um processo seletivo e não para uma balada, nada de maquiagem pesada e carregada mesmo que a entrevista seja a tarde, cores nudes neste momento e em vários outros sempre são a solução.
·         Perfume, cuidado com o seu perfume, não tome banho com ele antes de sair de casa, o perfume é uma questão tão seria que pode fazer o entrevistador te dispensar em 5 minutos, o seu perfume pode lhe agradar, mas não agradara a todos.


Seja você
·         Não tente ser o que não é, o entrevistador percebe logo de cara
·         Não tente incorporar um personagem no momento da dinâmica se houver, se está nervoso, e todo mundo fica, aja de forma natural o mais natural possível, o entrevistador perceberá que está fazendo o seu máximo, procure se sentir confortável.
·         Não minta, não diga que sabe fazer algo que nem imagina o que seja
·         Procure se destacar dos demais, geralmente existe mais que uma dinâmica em processos seletivos, em um deles você se sairá melhor, se arrisque com moderação.



Desenvolva seu autoconhecimento
·         Apresente sua história de forma coesa e fluida
·         Não liste as ultimas empresas por onde passou
·         Não diga o que fazia nestas empresas, isto já está no seu currículo
·         Fale apenas de você, seus pontos fortes e os a melhorar, porque são perguntas certas que serão feitas. E neste caso não minta, não fale de coisas que acha que o entrevistador vai gostar de ouvir.



Estude a História da empresa
·         Não precisa decorar nada, mas é bom que saiba o que a empresa faz, se tem filiais, quais os mercados que atua, estas coisas fortalecem a sua possibilidade de entrar para empresa, mas só diga se fizer parte de um contexto, caso contrário vai parecer exibicionismo.



Controle suas emoções                     
·         É natural que esteja nervoso, apreensivo, e com medo de não ser aprovado, mas não deixe que isto se torne visível, todos que ali estão, estão com os mesmos receios e medos.
·         Não roa as unhas
·         Não balance os pês o tempo todo, para você isto é sinal de nervosismo, para o entrevistador pode não parecer apenas nervosismo e sim impaciência.



Currículo
·         Planeje seu currículo de forma sucinta, ele não precisa ter mais que duas páginas.
·         O entrevistador, precisa saber apenas, seu nome, grau de escolaridade, cursos complementares se houver, e experiencias profissionais, e neste quesito coloque apenas as três ultimas empresas.





Falar e escrever bem, é fundamental
·         Por certo fara uma redação, cuidado com os erros de português, dependendo do cargo esta redação pode lhe tirar da competição.
·         Escreva e leia com frequência, além de ser um bom hábito ainda o ajudará na hora da redação.
·         Gírias, não use nunca, nem o “legal” é permitido.
·         Vícios de linguagem, cuidado se você os tem evite-os no momento da entrevista, ta, ok, certo e por aí vai. Não fale
·         Candidatos que falam bem, tem clareza na sua comunicação e usam bem sua linguagem, têm maiores chances do que os que não têm.




Trabalhe em grupo                         
·         Na dinâmica mesmo que você seja o líder, saiba trabalhar em grupo, não imponha a sua vontade ( isto é tirania) , mas também não faça tudo que os outros pedem( isto demonstra uma postura passiva), seja você dê suas opiniões, fale a respeito do que acha disto ou daquilo, mostre que apesar de líder você sabe trabalhar em grupo.




Ok isto tudo irá garantir a minha vaga?

Não sabemos, só sabemos que as possibilidades são maiores, lembre-se que cada empresa adota uma maneira diferente de contratação.
Alguns precisam de cursos específicos
Outros de habilidades especificas



Em época de desemprego é natural que as pessoas se candidatem para tudo o que aparecer, o que é um erro, se você não tem aptidões para aquele cargo ou posição, nem mande seu currículo.

Aguarde que sua vaga vai aparecer, com certeza!

Mas não se esqueça do que aprendeu aqui!

Boa sorte
Abraços
Sandra Bhering Milate


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porque tudo tem um fim...

“O vento que venta aqui, é o mesmo que venta lá.” Baden Powell / Paulo Cesar Pinheiro   Algum tempo venho pensando em escrever para es...