O LNT é o primeiro
passo para que o gestor possa encontrar oportunidades de melhoria em sua
equipe, departamento ou empresa.
Poderíamos dizer sem medo de errar, que este é um desafio
constante e que requer muita atenção e cuidado.
Sem um levantamento acertado do que precisa ser melhorado é
impossível propor soluções ou qualificações.
Por isso, procure saber quais são as carências de
conhecimento e ou habilidades dos seus colaboradores.
A partir de um bom levantamento de necessidades é possível
praticar uma gestão eficiente de conhecimentos, e tomar decisões sobre quais as
melhores formas de trabalhar as competências atuais e as que são exigidas pelo
mercado.
Conhecendo a empresa e suas carências
Sem um conhecimento prévio da empresa e de suas carências,
fica muito difícil pensar em um treinamento eficiente.
Portanto, é preciso saber quais são os valores da empresa,
qual a missão de entrega, o que se espera do colaborador.
Ouvir os líderes, participar do dia a dia da operação,
participar de reuniões, são alguns fatores que irão ajudar a fazer um bom
levantamento de necessidades, para depois propor um treinamento.
Quais as carências que encontramos em cada parte do
processo, o processo precisa ser visto como um todo e não de forma setorizada,
a entrega de um resultado é responsabilidade de todos que atuam na empresa, e
começa com a direção.
Começando pelo fim
O LNT começa pelo fim, ou seja, os resultados da empresa, o
que esta sendo entregue e o que de fato é esperado.
Quais são os fatores que levam a este resultado que não é
satisfatório, falta motivação, insatisfação dos colaboradores, uma gestão feita
de forma errada, enfim, o que no processo todo esta fazendo com que os
resultados não sejam entregues da forma como se deveria.
Quando iniciamos um LNT descobrimos mais de um problema a
ser resolvido, e estes problemas nos indicam para quais treinamentos precisamos
dirigir nossos olhares.
Qual área é a mais carente em todos os sentidos, ou quais,
pois podemos descobrir no levantamento de necessidades que mais de uma área
precisa ser treinada ou qualificada para que consigam entregar o resulto e
retroalimentar as outras áreas.
É preciso também saber o que deve ser entregue, o que é
esperado no final de todo o processo, por isso fazer uso de relatórios de
desempenho ou de metas é importante.
Bem como saber o nível de absenteísmo ou tornover, o que faz
com que as pessoas não queiram trabalhar naquela área ou naquela empresa?
Às vezes estamos falando apenas da gestão, que pode ser
qualificada e melhorada para aquele tipo de negócio, outras vezes descobrimos
que as ferramentas usadas para a entrega do resultado são ineficientes, por
isso o levantamento de necessidades é tão importante, pois norteia ações dos gestores
para um desempenho melhor e maior.
Falando com os gestores
Uma outra parte do processo, que é fundamental para um bom
direcionamento do que deve ser melhorado, é falar com os gestores, entender
quais são suas necessidades e dificuldades para bater metas ou gerir equipes.
Um levantamento de necessidades nunca deve ser feito com
pessoas que não atuam efetivamente na operação do processo, que não tem
vivência do dia a dia da área.
Estas pessoas podem sinalizar para a área de T&D algumas
dificuldades, que vão contribuir para elaboração de um bom treinamento que
atenda aquelas necessidades.
- · Dificuldades em processos
- · Problemas na formação dos colaboradores
- · Conflitos pontuais e recorrentes
Às vezes estamos falando de um problema pontual, como, por
exemplo a atualização de informações que demora a chegar para quem precisa.
E com isso todo o restante do processo é comprometido,
entendendo o que esta “falhando” é possível ajustar, e só teremos esta
informação com o levantamento de necessidades.
Conclusão
O treinamento é uma ferramenta muito poderosa quando
queremos qualificar e ajustar informações para toda a empresa, seja
setorizando, seja no âmbito geral.
Para entendermos o que cada área precisa, é preciso antes
conhecer a área, identificar seus índices de produtividade, o que é esperado
por ela e o que esta sendo entregue.
No meio deste caminho até a entrega, existe alguma coisa que
não esta caminhando bem, que esta impactando todo o resultado, e precisamos
identificar e ajustar para que todo o processo se comunique e a entrega seja a
esperada.
Por isso o levantamento de necessidades é tão importante,
pois a partir dele é possível ajustar o foco das necessidades primárias para
uma boa entrega.
Podemos é claro ir além, pois esta ferramenta nos permite
olhar para o problema como um todo, e modular a capacitação dos colaboradores
até que o resultado seja o esperado.
O T&D receberá estas informações de carência e buscará
pelo melhor treinamento que consiga melhorar o ambiente, os resultados,
eficiência e produtividade da empresa.
Portanto, se pretende treinar seus colaboradores, sejam eles
gestores ou não, pense primeiro em um levantamento de necessidades, descubra de
fato quais são as carências que suas equipes enfrentam, antes de propor um
treinamento qualquer.
Muitas vezes a falta do resultado esperado não esta no
treinamento que foi aplicado, e sim no passo anterior a ele, ou seja, no
levantamento das necessidades, se ele não foi feito como saber o que precisa
melhorar ou qualificar?
Contudo, um bom mapeamento da empresa e de suas necessidades
se dá a partir de reuniões, relatórios, vivência na área em questão, e
conhecimento do todo, e tudo isso não acontece de um dia para o outro, é um
processo que pode levar um certo tempo para uma conclusão.
Mas que com certeza trará um resultado muito mais eficiente
e acertado para suprir carências, indicar treinamentos e se preparar para uma
trilha de conhecimentos constantes.
Abraços,
Sandra Bhering Milate
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